quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Pedagogia Hospitalar


                                                               Pedagogia Hospitalar

O mapa a seguir aborda os pontos chaves citados no texto

e o conhecimento adquirido em sala. Trata do

planejamento, tendências, concepções e outros assuntos

abordados.


A função do Pedagogo:




A Pedagogia Hospitalar oferece assessoria ao desenvolvimento emocional e cognitivo a criança e adolescente hospitalizado.
A prática da Pedagogia Hospitalar busca modificar situações e atitudes junto aos jovens internados, envolvendo-os em um ambiente de modalidades de intervenção e ação com programas adaptados às capacidades e disponibilidades de cada um.
Entre os principais objetivos da pedagogia hospitalar está o de tornar o hospital um lugar mais agradável para o paciente. A descontração deve ser o ponto principal para tornar tanto a prática educativa quanto o tratamento menos doloroso para o paciente. A doença pode levar ao isolamento, causando diversos efeitos à pessoa hospitalizada. Como consequencia dessa hospitalização pode-se apresentar ansiedade, depressão, solidão, busca de proteção e atrasos emocionais e cognitivos, principalmente em crianças. A atuação do pedagogo em conjunto com a família e a equipe médica é primordial nesses casos.  Sendo assim, o educador vai poder trazer um pouco do ambiente escolar para a criança ou a (o) adolescente que no momento está impossibilitando temporariamente afastado da escola e vai poder da continuidade aos estudo e vai se sentir mais produtivo e ajudar na recuperação do seu tratamento.
O lúdico:















As atividades lúdicas ao serem utilizadas adequadamente podem proporcionar às crianças aprendizagem das normas sociais dentro da brincadeira, assim, tornando-se um agente de seu próprio desenvolvimento, construindo e adaptandose ao ambiente e modificando, assim, suas habilidades cognitivas dependem além de seu conhecimento, mas também do ambiente que facilitará o brincar da criança. Desta forma, através das atividades lúdicas constrói seu vocabulário linguístico e psicomotor, criatividade e imaginação.
A importância da Família:


A presença da família é outro ponto importante. A falta de afeto pode causar sérias dificuldades no tratamento de doenças em jovens e adolescentes. O afeto do pedagogo e dos médicos e enfermeiros não é o bastante para suprir a carência de um jovem enfermo, por isso a presença dos pais é essencial para que tanto o tratamento quanto o processo de aprendizagem no hospital sejam um sucesso.

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