sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Didática, o que é?


    Didática é a arte de transmitir. É a parte da pedagogia que trata dos preceitos científicos que orientam a atividade educativa de modo a torná-la mais eficiente.
     É um ramo pedagógico onde tem como objetivo ensinar métodos e técnicas que possibilitam a aprendizagem do Aluno por parte do professor ou instrutor.

Quando surgiu?

    A primeiras ideias de Didática surgiram em países da Europa Central onde estava se desenvolvendo todo um processo de Reforma Protestante. Ratke e Comênio se destacam como os mais importantes educadores dessa época.
Comênio Escreveu uma obra importantíssima para a história da Didática “Didática Magna”, que pautava-se por ideais ético-religiosos. Nesta obra foi desenvolvido um método de ensinar único de tudo a todos, pois Comênio se preocupava especialmente com o ato de ler e escrever começando pela língua materna, que na época era o Latim que predominava.
Ainda, segundo Comênio os métodos de ensino devem seguir alguns passos importantes. Abaixo será citado como exemplo algumas delas:
         Ensinar tudo que se deve saber;
         Mostrar a aplicação prática de tudo que é ensinado;
         Ensinar com clareza e de maneira direta;
         Ensinar a verdadeira natureza das coisas;

Didática Comeniana

    Fornece em seu processo evolutivo bases para o ensino na qual é preciso sair do simples para o complexo desenvolvendo cada etapa a seu tempo.
    Depois e Ratke e Comênio surgiram outros grandes pedagogos. Abaixo serão citados em um pequeno resumo da evolução pedagógica:

·         Jean Jacques Rousseau (1712-1778) foi um pensador que procurou interpretar essas aspirações, propondo uma concepção nova do ensino, baseado nas necessidades e interesses imediatos da criança.
·         Henrique Pestalozzi (1746-1827) deu grande importância ao ensino como meio de educação e desenvolvimento das capacidades humanas.
·         Johann Friedrich Herbart (1766-1841) pedagogo alemão com grande influencia e relevância na didática e na pratica docente. Para ele, o fim da educação é a moralidade. A instrução é introduzir idéias corretas na mente do homem.
·         A.Diesterweg (1790-1866) didata alemão que trabalho sobre o desenvolvimento do professor.
·         John Dewey (l859 - l952) foi um destacado representante de uma das tendências do pragmatismo didático. Na didática, sua maior contribuição está no ensino laboral e a relação do ensino com a vida.


Finalidade da Didática

     Ensinar, explicar e instruir ao aluno com técnicas de explicação para melhor formação nos métodos de estudos ao que se há proposto. Concentra-se no processo de ensino e aprendizagem, buscando a formação e o desenvolvimento instrutivo e formativo dos estudantes.
     A didática é reflexão no processo de ensino e aprendizagem e da docência como um todo. Em conjunto com a Pedagogia, a Didática busca explicação e melhoria permanente da educação e dos fatos educativos.
    O sistema de ensino e aprendizagem da Didática possui quatro elementos básicos: Objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação.

O que a Didática possibilita aos Professores

      A Didática possibilita aos professores, diante de tantos recursos científicos e tecnológicos do mundo moderno, um bom planejamento de aula, onde irá fugir da rotina, da repetição mecânica das aulas, evitando a improvisação onde poderia provocar ações desintegradas. Os planos de aula garantem eficiência, eficácia e efetividade no processo ensino-aprendizagem, o cumprimento da programação estabelecida tendo a distribuição racional do tempo disponível. 
    Pode ser feito de modo participativo entre professores e alunos interessados. Onde sejam apresentados aos alunos os planos de ensino para que eles indiquem sugestões para tornar o instrumento real, a cuidadosa seleção de objetivos, dos conteúdos, assim como também da metodologia, recursos e procedimentos de avaliação. 
    O plano deve ser real, e realizável a ponto de ser executado integralmente dentro das condições previstas.
    O planejamento é concebido com dinamismo próprio, de natureza dialético.
O desenvolvimento da execução dos planos deve ser visado sempre pelos professores e aos alunos o ato de ensinar e o ato de prender.
    A avaliação deve estar presente desde o primeiro momento no sentido de analise sistemática dos resultados, reestruturando os planejamentos caso os objetivos não sejam alcançados.

    Por fim, a Didática tem grande relevância no processo educativo de ensino e aprendizagem, pois ela auxilia o docente a desenvolver métodos de que desenvolvam habilidades cognitivas tornando mais fácil o processo de aprendizagem de cada indivíduo.


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