Sequência
didática corresponde a um conjunto de atividades articuladas que são
planejadas com a intenção de atingir determinado objetivo didático. É
organizada em torno de um gênero textual (oral ou escrito) ou de um conteúdo
específico, podendo envolver diferentes componentes curriculares.
A partir de uma sequência didática, o
professor pode realizar um trabalho articulado em vários momentos de ensino,
leitura, produção escrita, oralidade e análise linguística, bem como organizar
os alunos de diferentes maneiras, em pequenos grupos, duplas, individualmente
ou coletivamente, de acordo com os objetivos didáticos e as necessidades dos
estudantes, possibilitando aprendizagens diferentes.
Sequência didática é uma forma de
organização do trabalho pedagógico que permite antecipar o que será enfocado em
um espaço de tempo que é variável em função do que os alunos precisam aprender,
da mediação e do constante monitoramento que o professor faz para acompanhar os
alunos, por meio de atividades de avaliação durante e ao final
da sequência didática.
Referência:
Nenhum comentário:
Postar um comentário