O planejamento é o
sinalizador das ações necessárias para a condução do processo de ensino e
para que sejam atingidos os resultados desejados. Para Libâneo (2005), o
planejamento é o ponto de partida. Nele são expressas as ações a serem
realizadas em função da tomada de decisão a respeito dos objetivos que se
pretende alcançar. Resulta em um plano ou projeto para a instituição.
Planejar exige delimitação das
ações tanto da gestão da escola como das ações diretamente
relacionadas às atividades específicas da sala de aula.
Planejamento é um processo contínuo que
se preocupa com o para onde ir e quais as maneiras adequadas para chegar lá,
tendo em vista a situação presente e possibilidades futuras, para que o
desenvolvimento da educação atenda tanto às necessidades do desenvolvimento
da sociedade, quanto as do indivíduo.
Por muito tempo a função do professor
parecia limitar-se ao espaço da sala de aula. Essa visão, embora ainda
presente em alguns estabelecimentos de ensino, vem sendo superada. É preciso
compreender o funcionamento do sistema de ensino nos seus diferentes níveis,
estar atento às políticas para educação, deve conhecer e estudar com
detalhes as diretrizes e legislação sobre o ensino, precisa estudar sobre a
sua prática, sobre os conteúdos de ensino e buscar evidências científicas
sobre o trabalho educativo.
Já o planejamento
curricular visa, sobretudo, a ser funcional, promovendo não só
aprendizagem do conteúdo, mas também promovendo condições favoráveis a
aplicação e integração desses conhecimentos. Pode-se definir o planejamento
curricular como uma tarefa multidisciplinar que tem por objetivo a
organização de um sistema de relações lógicas e psicológicas dentro de um
ou vários campos do conhecimento, de tal modo que favoreça ao máximo o
processo ensino-aprendizagemReferência:
Planejamento educacional: concepções e fundamentos.pdf
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